Os agentes da cena teatral parauapebense, estão vivendo nos ultimos dias desse mês de Maio, as oficinas de Dramaturgia, Palhaço, Voz, Circo e outros. Uma hora oportuna para vivenciar essas técnicas que nos são tão valiosas na formação do ator.
O Messiêr, Simione ou Simi, como parece gostar de ser chamado, nos tem conduzido por um universo de corpo em transformação e em estado de presente energia. Esse parece ser o processo de busca e encontro com um corpo pronto para a cena, pronto para ser o palhaço.
Estamos imersos nesse processo. Veremos o resultado das nossas buscas em breve!
terça-feira, 28 de maio de 2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Beijei a Boca Impura e com ela bebi no mesmo copo.
Tem gente que tem medo da morte. Morre de medo da morte. Acho que essa expressão não se encaixa muito bem com a ideia de temor da morte. Mas o fato é que não da tempo para temer. Ainda que você viva mil anos, do que valerá se o seu café sempre foi servido sem açúcar e o seu bife servido sem sal? Tem gente que acredita que a vida é pra ser vivida dentro das amenidades, em controle de apetite, de sede e de libido. Também existem aqueles que acham que vale mais morrer de uma queda do que nunca ter experimentado um pulo. O fato é que eu pulei! Fiz uma coisa que certamente um homem com miolos em perfeito estado não faria.
Pulei. Me joguei do alto do abismo, apenas pela aventura de saltar. Ainda estou caindo. Estou em queda livre. Sinto o vento batendo em minha face e nos meus cabelos, me vem um frio na barriga que não da pra evitar, mas que também não posso me concentrar nesse troço. O salto já foi dado e agora eu preciso aproveitar o tempo da descida, parece um vou, mas é apenas uma queda. Se fosse um vou, daria pra voltar, mas como não é, tenho que aprender a cair!
Ou, eu aproveito cada instante da queda, cada brisa que me vier acariciar o rosto e os cabelos, pois nem sei se haverá queda, uma vez que não caí, e sim, pulei, me joguei por vontade, por curiosidade. Qualquer um pode morrer a qualquer momento, mas escolher encarar essa companheira sem medo é apenas para os já bem vividos ou para os sem noção. Bem eu só tenho trinta e quatro anos!
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Em Parauapebas, sempre foi muito forte a cena teatral em escolas, igrejas, e ONG's. Mas hoje, nos os artistas de teatro desta tão briosa e promissora cidade de ferro com homens de coração de carvão no Sudeste do Pará, estamos nos organizando e nos encontrando na casa das artes.
Em virtude dessa nova configuração, estamos agora nos somando e juntando nossas habilidades, o trouxe para nosso município um ganho significaivo. recentemente em parceria com a fundação Vale, Vale e SESI, estivemos no Projeto Salobo, com os Palhaços Gurmê, pela campanha da alimentação saudável e sem desperdício.
Texto, direção, maquiagem e figurino de Fabia Gonsalves.
Elenco: Claudenilde Lopez, Wanderson Costa e Wanderley Silva Lima.
Respectivos personagens: Purê Pura Purissima, Feijaozinho Puro e Doutor Estrogonofe.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
O Cenário esta muito propicio para criações, pesquisas e avanços dentro do que nos propomos. Mas como em tempos de dificuldade alguns vêem oportunidade, também em tempos de oportunidades alguns verão dificuldades.
Algumas pessoas são assim. Em tempos ruins reclamam e em tempos bons, reclamam mais um pouco. É um tal de podia ser melhor, não esta bom para mim, eu sei que essa Bonanza vai passar!
Existem pessoas assim. Devemos evita-las!
Algumas pessoas são assim. Em tempos ruins reclamam e em tempos bons, reclamam mais um pouco. É um tal de podia ser melhor, não esta bom para mim, eu sei que essa Bonanza vai passar!
Existem pessoas assim. Devemos evita-las!
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Tem Teatro!
Casa das Artes, Fases de Teatro, Teatro de quinta muito especial, recebeu neste dia 17 de maio na sua faixa de teatro, "Monólogos de Maio", os produtores, Claudenilde Lopez, Taigo Tigo, Yana, Ju, com o elenco composto por Wandersom Costa, Fabia Gonsaalves, Rayane Mares, Rudrigo Braga, Cleuma, Andrea Flores e wanderley Silva Lima.
Textos de Wandersom Costa, Rudrigo Braga, Palhaçarias de Andrea Flores, Cleuma e Claudenilde lopez.
tivemos cinco monólogos e uma livre criação das palhaças da floresta.
Na minha opinião, o melhor teatro de quinta de todos os tempos. A técnica do improviso peculiar aos palhaços, vindo após uma performance de interpretação física que nos remete ao impossível, que vinha após uma uma onda de desejos, vícios, e libertinagens dos textos do jovem autor Wanderson Costa.
Foi muito bom!!! Quero repetir!!
segunda-feira, 13 de maio de 2013
sábado, 11 de maio de 2013
Aqui,
limitado por este espaço,
Por essas
grades invisíveis
Onde você
não pode me tocar!
Não terei
em minha pele as suas digitais.
Estou
alem do seu alcance!
E você
vai me espectar confuso.
Sem saber
qual será o movimento seguinte.
Estou te
iludindo e você sabe disso.
Talvez
seja isso que reforce o nosso caso
Tão banal
e antigo.
Somos
mentirosos e amantes da farça.
Gostamos
de ser enganados
E é
melhor se for um pelo outro!
Mergulhamos
na nossa enganação
Ficamos
embriagados da farças.
Mas eu
estou Aqui, preso no palco.
Você do
outro lado me olha.
Tudo o
que eu quero é te alcançar,
Pois eis
que te amo, Plateia.
Wanderley
Silva Lima.
Febre
Sinto-me febril,
um tanto louco!
Tenho
vontade de tirar a roupa
E dançar
nu, ao sol das 15 horas.
Sinto-me febril,
um tanto apaixonado,
Querendo
deitar em teus seios.
Me largar
no teu regasso.
Te
prender em meus braços
E tua
boca beijar.
É um
sintoma estranho
Que nunca
mais havia sentido.
Me
eletrifica o corpo,
Me
excita, enche-me de tesão.
Sinto-me febril,
range-me os dentes.
A minha
carne queima,
Meu
sangue ferve!
Sinto-me
cheio de vida,
Sinto-me
completo.
Pois tu
me abre os braços,
As pernas
e a alma!
E eu te
entrego toda a minha febre,
Meu
tesão, meu sexo em chamas!
Wanderley
Silva Lima.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Capsula do Tempo
10/05/2013
Parauapebas 25 anos.
Hoje em nossa cidade, todas as autoridades e moradores
ilustres dessa cidade de ferro, com homens de coração de carvão, enterraram a
capsula do tempo. Um marco na linha do tempo dessa cidade do sudeste paraense.
O que será que foi nessa capsula? Quem escolheu o que? Teriam colocado uma
mensagem de esperança, ou uma recordação do passado? Esta contido na capsula de
Parauapebas todo a sua gente? Ou só uma representação ideal da cidade, para
maquiar o que é real no nosso presente?
O que estará contido na capsula? A greve que mantém
professores em desgaste e alunos fora da escola estaria na capsula, o hospital com cano despejando sangue a Céu aberto e outras vergonhas dessa recenascida gestão, como o conflito e a aflição imposta aos benefiados pelos lotes urbanizados, que foram remanejados de areas de risco e que estão sendo perseguidos, estaria na Capsula? A greve dos servidores da Saude, estaria na Capsula?
Eu Sou o Palhaço.
A ordem
mundial, é dilacerar em nome do bem particular. Trata-se de suprimir vidas,
dizimar nações, em nome da propriedade privada. Mas existe aquele que não
valorisa esse conceito, os que não se ajustam ao sistema, são vistos como seres
deploraveis, e o são sem o menor dilema. A ordem mundial, é manter o trabalho
para que o trabalho te mantenha. Mas alguns não se ajustam a esse estilo de
vida. Homens sem intenção de enriquecer porque julga que não existe riquesa
maior que a vida. Poderia alguem se apaixonar pela praça? seria possivel que
alguem daria o seu melhor e unico meio de ganhar a vida de graça. Isso iria
contra a ordem mundial. E quem seria doide de revelar rebelde nesta cidade de
ferro com homens de coração de carvão? Só um Bobo.
Certamente a grande maioria da população vai querer estar dentro da ordem mundial. É muito perigoso ser diferente. Seu nome vira nome se você se destaca da multidão. Mas nem todas as flores são rosas! Quem vai abrir mão de grana? Quem não gosta de filé? De filé até eu né!? Mas agora eu digo que comer filé preso a correntes, eu prefiro roer o osso no jardim, a comer filé no porão!!!!!!!!!!
Certamente a grande maioria da população vai querer estar dentro da ordem mundial. É muito perigoso ser diferente. Seu nome vira nome se você se destaca da multidão. Mas nem todas as flores são rosas! Quem vai abrir mão de grana? Quem não gosta de filé? De filé até eu né!? Mas agora eu digo que comer filé preso a correntes, eu prefiro roer o osso no jardim, a comer filé no porão!!!!!!!!!!
A Casa das Artes, é uma iniciativa da Aliança Carajás de Esporte, Cultura e Tecnologia. Se localiza na Rua A, 306, Cidade Nova, em Parauapebas, Pará. Desde a sua abertura, a Casa tem sido o principal equipamento cultural da cidade. Em suas paltas, que estão abertas de Quarta a Sabado, temos uma diversificada programação. Sendo na Quarta cinema, na Quinta teatro, na Sexta clube do xadrez e no Sabado tudo junto e misturado. Casa das Artes, a Maior incentivador dos grupos Teatrais de Parauapebas. Curta nossa pagina no face!!!!!!!Nessa foto, vemos o elenco do Grupo Fazes de Pesquisas Teatrais, Fazendo a terceira presentação do Teatro à Moda da Casa. Na foto: Fabia Gonsalves, Chicão, Wanderson Costa, Suterio Andrade, Claudenilde Lopez,Rayne Mares, Uri Leão, Silvio Freitas e Wanderley Silva Lima. 

Assinar:
Postagens (Atom)
EM DESTAQUE
EM ALTA
-
A luta por espaço, realizada pelas religiões, me faz pensar que alguém esta jogando xadrez e nós somo...