Existe em Serra Pelada uma disputa?
A história de Serra Pelada começa em 1976, quando um geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral encontrou amostras de ferro no sul do Pará. Em 1979, um garimpeiro encontrou ouro no local. O ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, fez o anúncio oficial da existência do metal em Carajás. A partir de 1980 levas de migrantes se deslocaram para o Pará e ocuparam o garimpo, que pertencia à fazenda Três Barras, propriedade de Genésio Ferreira da Silva.
Depois que a chamada Cava, local de onde se extraia o ouro foi fechada por ter se tornado perigosa demais para ser explorada, criou-se muitas Cooperativas de garimpeiros. Hoje existe uma empresa na localidade com o objetivo de explorar o ouro da região com o consentimento de uma cooperativa local.
Veja nas fotos a baixo o passado e o presente da extração de ouro em Serre Pelada.
Veja nas fotos a baixo o passado e o presente da extração de ouro em Serre Pelada.
Parece que tudo esta dentro da normalidade. Mas como nem tudo que parece é, estivemos em Serra Pelada no dia 19 de Setembro, para planejar a festinha do dia das crianças na comunidade. Porem, fomos surpreendido por um impasse entre a empresa e a comunidade escolar que nos mandou embora sem pestanejar. Disseram que não precisavam da empresa para fazer a festa e como nosso contato com eles os diretores das escolas locais foi através da empresa, eles tambem não nos queriam na programação.
Isso desperta minha curiosidade para pesquisar mais a fundo essa relação (garimpeiro X Clossos). Aguardem as novidades deste assunto.
Wanderley Silva lima.