sábado, 27 de junho de 2015

Crítica

Critica
O artista plástico Tiago Tigo, é um pintor atuante e com muitos trabalhos publicados. Possui uma forte ligação com as ruas e deixa isso muito evidente em seu trabalho.
Observando a evolução da sua técnica, vemos que as cores fortes e vibrantes aparecem em um dado momento da sua trajetória, compondo obras de profundidade e vibrantes.
O quadro “Noite” faz um paralelo com a mitologia grega quando apresenta um ser mítico responsável por trazer a noite e o sono à humanidade. A coruja entre mundos traz um ar de paz e sonolência sobrenatural. O quadro é sem duvida uma verdadeira obra de arte feita em tela e cheio de sentimentos do artista, expressando uma alma tranquila que dorme e traz o sono.
No tocante a técnica, o que se nota é uma contemporaneidade com o grafite, com os movimentos urbanos das grandes cidades. São traços rápidos, decididos e fortes, aplicados com (sprei) direto na tela sem rascunho. Eu diria que é uma técnica jovem e ousada que tende a se popularizar.
O quadro “ Janela para o Infinito”, traz uma liberdade, um vou que se inicia no salto que se da com os olhos por essa janela que é o quadro mas que também é a alma desse artista manipulador de tinta e de alma multi color. A “Janela” aqui, é mais que uma abertura em uma parede, é uma possibilidade da alma e ao olhar através dessa janela, vemos mais que o quintal ou a pracinha, o que vemos é o infinito das possibilidades, o universo que pode nos fugir aos olhos mas é o desejo da alma de fato.
No tocante a técnica, o que se nota é uma contemporaneidade com o grafite, com os movimentos urbanos das grandes cidades. São traços rápidos, decididos e fortes, aplicados com (sprei) direto na tela sem rascunho. Eu diria que é uma técnica jovem e ousada que tende a se popularizar.

Estavam lá

Estavan todos la consumindo bebidas caras e petiscando mariscos ao molho de sarcasmo. Suas vestes sao como sois dourados a cegar de belas. Tambem a maquiagem toda aos caprichos dos deuses. Largos foram os discursos e fartos os aplausos. Eram como encantados e encantavan-se uns com os outros. Fizeram sexo, ouviram jazz. Discutirao filosofia pois para isso estavam todos la. Era tudo muito precioso pra todos até o dia que veio destruidor!
Parauapebas 22/11/2014
Wanderley Silva Lima.

O Artista

O ARTISTA – Amor... Amor... Amor... Não tenho problemas em ser feliz, o meu problema é justamente encontrar a felicidade, é que eu sofro da estranha mania de não querer ser feliz sozinho. Nós somos capazes de criar um mundo, um castelo encantado, mas isso não impede ninguém de destruí-lo. Nós podemos ser capazes de sustentar sentimentos gigantescos por alguém, mas isso só possibilita esse alguém de deixar nosso coração em pedaços. Acho que meu problema é simplesmente colocar expectativa em castelos de areia. Em dar meu amor a quem talvez não mereça. Eu o dei para você porque eu te amo, sim, eu te amo, eu te amei mais do amei aquele carinha da escola e por você menina, doce menina eu abandonei a vida de pecado e prazer que ele me dava. Foi por você, porque eu te amo e você sabe disso, linda eu já disse, eu já te provei, sim, eu já provei que meu amor por você é tão infinito quanto o oceano, meu amor por você é mais belo do que todos os outros amores que existem, meu amor por você é o melhor de todos. Existem muitas formas de dizer eu te amo, eu poderia dizer eu te amo e nem abrir a boca, mas a verdade é que eu gostaria que você, por um minuto, um único minuto que fosse demonstrasse seu amor por mim, se é que ele ainda está ai, se é que um dia ele já esteve ai, eu queria tanto que você me surpreendesse, que entrasse aqui agora só para me dar um beijo, que sentisse falta de mim, que me procurasse, que sentasse aqui do meu lado e pousasse para mais um de meus quadros. Mas quem sou eu para merecer seu amor? Quem sou eu? Quem? Quem sou eu para ter o privilégio de pintá-la, de olhá-la ou mesmo, só de sonhar contigo? Quem sou eu para tocá-la, beijá-la, amá-la? Eu só queria que você me ligasse só para dizer que queria ouvir a minha voz, ou que aparecesse de surpresa para me abraçar, mas você não precisa vir agora só porque eu falei, você não precisa me ligar só porque eu cobrei, eu quero que você faça porque realmente quer fazer infelizmente sinto que não vai. Ah, droga. Não. Amor não.
Existem muitas formas de ficar rico, de ganhar dinheiro, de sobreviver, de adquirir reconhecimento, status, prestígio, publicidade, fama, sucesso e o escambal. Infelizmente ou felizmente eu só conheço uma, que é através da minha arte. É pintando que eu digo o quanto te amo ou o quanto te odeio porque sou muito fiel a minha obra assim como eu sou fiel aos meus sentimentos. Se eu digo que te amo é porque eu te amo porra, se eu digo que sou teu, é porque sou teu, pelo menos enquanto eu disser que sou. Mentir pra mim é perca de tempo ou uma forma de ficar rico e eu não vim ao mundo nem para perder tempo e nem para ficar rico. Se eu quisesse perder tempo, eu ficaria parado de braços cruzados acreditando nas promessas dos hipócritas, se eu quisesse ficar rico, eu seria um hipócrita: um politico, um delegado, advogado, um Juiz, um desses filhos da puta qualquer. Eu estou pouco me linchando para essas merdas todas tudo o que eu quero, tudo o que eu preciso para ser feliz é de você minha doce menina, é com você que eu acordo todos os dias e me levanto para admirar o brilho do sol, é com você que eu me deito todas as noites e fecho os olhos para sentir teu perfume, tua pele, teu prazer, sentir você, mesmo que seja só no cheiro da tinta ou no contorno dos pincéis que imitam teu corpo.
Estou farto de calcular e medir meus sorrisos, de ter que fazer escolhas e ainda assim errar; Estou farto de te procurar mesmo sabendo que tu te escondes de proposito; Estou farto de ter que te mandar mensagens subliminares para que você saiba que estou te querendo; Estou farto de falar sobre você, escrever sobre você e chorar por sua causa caralho; Estou farto de tentar ser amigo de seus amigos só para saber se tu falas de mim; Estou farto de andar milhares de vezes com a minha bicicleta durante o dia em frente a sua casa só para ver se vou te encontrar pensando em mim; Estou farto de dizer que estou farto. Cansei, cansei de buscar por quem não me procura. Estou farto de tudo, só não me farto de te amar e acho que disso tampouco me fartarei e me odeio por isso. Porra, será que eu não sou perfeito para você? Mas eu tenho um defeito sim: adoro ficar procurando defeitos em mim. O problema é que eu sempre os encontro. Sou aquele resto da sociedade que não se encaixa em rótulos vendidos pela mídia curvada aos pés de rostinhos bonitos; sou aquele resto da sociedade que vive de migalhas solidárias, de sorrisos sem motivos que não são pré definidos por um programa de TV que te xinga por não entrar em um biquíni idealizado para uma boneca de plástico; sou aquele resto da sociedade que recebe olhares tortos e indignados dos “deuses da razão” que expõem a vida alheia para ocultar as sórdidas lembranças que tem de si mesmos; sou o resto da sociedade que vive à margem do suposto e venerado certo e paralelo ao pobre e injustiçado errado.
Sou mais que um rótulo e sou mais que um rebelde, eu tenho minhas próprias regras e tenho os meus próprios meios de quebra-las. Eu sou coitado, marginalizado e injustiçado, porém também sou amargo, sádico, séptico e safado, dependendo de quando me encontrar, eu terei um ‘eu’ todo especial para lhe dar. Acho que talvez eu nem chegue a ser, limito-me a estar, afinal tempo é sinônimo de mudança. E o verbo se conjuga de acordo com sua filosofia. Não me importa quem ou como você é, me faça bem e eu serei teu bem.
Mas será que a solidão seja a única companhia que mereço? Se houvesse algo pior que a solidão, até ela fugiria de mim. Sinto muito por viver em um mundo que não existe aos outros e que não corresponde às limitações humanas, mas é tudo o que eu tenho porque eu nunca tive muito, eu também nunca quis muito, eu sempre quis apenas o bastante, o suficiente para me garantir a felicidade até porque eu nunca estive disposto a vender a minha alma para o diabo, coitado do diabo, ele é o mito mais difamado, é o culpado de todos os nossos fracassos, sofrimentos, tristezas, infelicidades, misérias, solidão. Se minha mulher me deixou é porque o diabo não quis que ela ficasse comigo, que diabo que nada, o diabo sou eu que afastei ela de mim com meus defeitos, minhas paranoias, o diabo é ela que não soube me amar, que não soube me entender. Ah se ela soubesse que por ela eu deixo de ser o diabo para ser deus, eu deixo de ser escuridão e viro dia, eu deixo de ser plebeu e viro rei, eu crio asas para voar com ela, eu dou minhas asas para ela voar e ver o mundo de cima para baixo.
Pensando bem, que mundo eu vou mostrar para ela? O mundo onde calçadas viram casa, lixo vira comida, gente vira objeto, arte vira lixo, onde dignidade está à venda nas prateleiras, só quem pode comprar é quem tem? Esse mundo que é um chiqueiro de hipocrisia onde qualquer conceituação mais nobre não passa de mais hipocrisia? Onde um abraço só serve para que o outro veja se suas costas estão protegidas ou não, esse mundo redondo, mas cheio de gente quadrada, um mundo de valores invertidos e mais nada? Acho que é melhor eu mostrar o meu mundo, o mundo do meu jeito, um mundo redondo e infinito que aos meus olhos parece tão mais bonito, um mundo sem perseguições, preconceitos ou rotulações, um mundo de liberdade, amor, sexo e poesia aqui numa tela ou na letra de uma música que eu fiz só pra ela.
Wanderley Silva Lima

26/11/2014

Carimbó

Carimbó. Tocado no curimbó. A calça do caboclo na cintura é amarrada de cipó. O sorriso da morena é enfeitiço do melhor. O rodar da saia dela na cabeça da um nó. Eu vou nessa roda e de la nao sai só. Quero a morena comigo la no meu abrigo debaixo dos lençol.
Wanderley Silva Lima ator e poeta em Parauapebas.

Chuva

O dia de chuva me agrada. Nada de sair de casa. Dirigir só com atençao dobrada e velocidade quase nada. Pra quem nao pode ficar em casa de boa vai devagar e nao te arrisca em uma curva atoa. Aprovetem a vida pois a vida é boa. A cada um digo que dê o melhor de si e a sua arte espalhe por toda parte. Bom dia de chuva. Do recluso em hora intruso ator. Do suburbio: Wanderley Silva Lima.

Quantas Horas

Não é um caso de urgência. Não se trate disso! A questão agora, é quantas horas! Quantas horas restam?
Bem, ontem fiquei sabendo. Um cara que conheci a uns dois anos e que parecia muito saudável, jovem, com uma bela esposa e um filho. apreciador de cerveja e pagode.
Com uma bela carreira na maior mineradora do país, ele me disse varias vezes que o importante é um bom emprego e uma casa pra não pagar aluguel. Eu pensei ser um inútil diante de toda aquele entusiasmo e estabilidade.
A duas semanas ele se apagou. Ele foi-se deste mundo. A maior mineradora do país,continuar a maior do país. A esposa chorou um pouco e o filho ficou calado por um tempo.
Vi ele por dois anos. Será que um dia o verei outra vez? E quanto tempo? Quanto ate que venha o dia fatídico? Eu penso nisso a trinta e cinco anos. Sempre acho que vai ser a qualquer momento e as vezes tive certeza que a hora já haveria chegado. Não chegou!
Mas esse cara não gostava de falar disso. dizia que tudo era lindo e que teria uma linda família de cinco pessoas e ate pensava o nome das crianças.
porque ele e não eu? Tudo é muito cheio de variáveis. E a chance de conseguir o que quer, é imprevisível. Quanto tempo?
"Nada disso é real. Tudo só exercício de criatividade."
Wanderley Silva Lima.

Quem é Bom?

Um homem bom! Homem bom é o que? O cara que salva gatinhos de arvores? Um cara que vai a igreja? Um cara que da esmolas ao mendigo da esquina? Isso é ser um homem bom?
ouvi uma vez em um filme barato, "Briga de rua" eu acho, ouvi nesse filme barato a seguinte frase "...Quando um homem bom não faz nada pra evitar que o mal se espalhe já é maldade o suficiente."
Eu já vi que não ha homens bons. Não existem! Se existem onde estão?
Porque um medico deixa um paciente sentindo dor apenas porque o plano de saúde não cobre o procedimento? Eu não exergo o porque a menos que seja pura maldade, vicio de dinheiro que diz quem deve ser atendido ou não.
Já observei que se o leite não for pago corretamente o leiteiro não traz o leite para a vizinha que tem um bebê, ainda que ele sinta fome e chore enquanto ele passa pela rua.
Vi outro dia na feira uma senhora, acho que advogada nesta cidade que passou por um homem na rua da feira e quase tropeçou nele e nem o viu ali, muito menos ouviu o seu pedido por uns trocados pra comprar um bocado.
Andei pelo bairro nobre da cidade e vi vários carros importados, as casas são feitas sob encomenda como verdadeiros palácios e as crianças todas pilotando uma biz ou pop, (motos ambas da honda).
Também caminhei pela periferia da mesma cidade, e o que vi foi um quadro reverso do que citei do bairro nobre, não havia casas sultuosas mas apenas estruturas esqueléticas de uma madeira pálida acinzentada de modo a embrulhar o estomago. As mesas, elas só sustentavam o peso do seu tampo e as crianças, elas eram como sombras esquias e sem cor nas faces, como que uma outra especie ou sub-especie.
Onde estão os bons? Quem são eles? o que estão fazendo?
Tudo é vendido, mas esses últimos de que falei não tem profissão, não sabem nem o que seria de fato dinheiro. nunca tiveram seus desejos saciados e alguns nem sequer sabem o que dinheiro ou desejo, pois estão ocupados contabilizando necessidades primarias como pão e água.
Meus compatriotas estão todos alegres, alguns estão preparando suas fantasias e outros suas panelas vazias, para nela batucar. É o carnaval! Serão alguns dias de muita alegria, musica, cor e brilho!
Alguns vão ganhar um troféu e outros vão dançar como se fosse o fim da terra. Vai ser o máximo! O governo do meu país vai investir bilhões nessa festa. 35 milhões só no Rio de Janeiro. Minha cidade vai colocar mais uns cem mil ou mais.
Isso não vai mudar nada na vida de ninguém. Os meninos vão continuar magros na periferia e saudaveis no bairro nobre. Mas sabe o que é o carnaval? Uma anestesia para que tu pobre, esqueça tua pobreza e não ver que tem gente dançado sobre teu corpo, esfolando tua pele e bebendo o sangue que escorre da tua testa em formar de salgado suor!
Não sou contra festa, gosto delas principalmente as de aniversario, acho que tem a ver com a comida e a bebida, Sou contra as festas que comemoram a mediocridade.
Quanto tempo? quando virão os bons?
Wanderley Silva Lima.

Reflecxão

To só refletindo e sei o que muita gente acha isso o maior saco!
Dane-se!
Vou falar algo que ninguém vai gostar então nem e necessário me conhecer pra me odiar, basta saber que vou falar o que penso ainda que te fira.
Minha reflexão é sobre os bigs magnatas. Esses caras que podem comprar qualquer mulher, qualquer carro, qualquer coisa. Pra ser mas objetivo, eu estou falando dos semi-deuses da minha cidade.
Esses homens que podem tomar um wisk de dois mil a garrafa. Camaradas, um dia isso tudo vai dar merda!
Eu conheço pai de muitos filhos que trabalham o dia inteiro e durante trinta dias para ganhar o valor da sua garrafa.
Isso não pode acabar bem. tamanha desigualdade vai gerar uma revolta maior que a desigualdade, muito sangue, gritos e violência sem precedentes.
Alguns vão dizer que é uma revolução. Eu chamo de animalia a fome gerando atitude. A necessidade de igualdade vai impulsionar os homens sem pão a tomar o teu pão e com muita violência.
Como vai proteger teu filho? Ah! havia esquecido que você pode comprar qualquer coisa. Vai comprar a segurança? Vai comprar um abrigo bem seguro?
Imagine ai um exercito de pobres marchando. Quantos seriam Cem mil pobres? Duzentos mil? Qual seria a extensão desse exercito? Consegui imaginar? Ainda que sem arma seria uma coisa devastadora. E se armado de paus, pedra e insanidade da fome? Será uma marcha acelerada, é o que eu imagino.
Quantos famintos morreriam em troca de tiros com seus seguranças ou forças armadas? E quantos abastados? Você compraria coragem e lutaria? Acho que seus prédios seriam roídos a dentes famintos e cairiam com vocês dentro.
Seus abrigos subterrâneos, seriam cavados a unhas e talvez você passe a ser visto como suculenta carne fresca pra saciar a fome de todos!
Wanderley Silva Lima.

Gosto na boca

Gosto de sangue na boca!
Quando um ato ou palavra dura e sega te rasga as aspirações, e todo o esforço feito pra mover a montanha que te impedi de realizar o sonho da tua vida te esmaga, ele vem!
chega e enche o teu paladar, como que uma onda gigante que vindo de mar enche a cidade de água salgada, assim ele vem.
Vem tirar de ti o sentido e põe um amargo medonho que agora impera na boca, apodrecendo o halito, cujo o cheiro podre só reflete o espirito cansado e carregado de sonhos mortos!
É um gosto de sangue na boca!
Esse texto é apenas um exercício de criação e não reflete estado de espirito ou de emoção de nenhum personagem real ou fictício.
Wanderley Silva Lima.

Meta

Uma Metamorfose. Eu sou a dose!
Um cão, e eu sou o cão. Um gato, e eu sou o gato.
O chão, meu pé a estrada da perna. Um movimento e amente sempre quieta.
Uma hora, o medo é um segundo. Um planeta, minha cabeça um mundo.
Todo dia, tudo me inunda. Uma fraqueza, as pernas tortas e bambas.
A alegria, uma festa dentro do abraço. A anarquia dentro da qual eu me encacho.
Uma menina, eu o menino. Uma luz, o futuro é destino.
Um encima, eu sou embaixo. uma fêmea, eu o macho.
Wanderley Silva Lima

Contra Cristo

Digo sem medo que ao criar esse poste tu depôs contra Cristo. Pode ser a favor da tua igreja, mas vai contra a ideologia de Cristo.
Tudo mentira e justo vindo das igrejas que deveriam nunca sucumbir as mentiras. Igreja tu ta no caminho errado.
Se o povo das igrejas querem tanto saber como funciona o thc, deveriam fumar a canábis pra falar com conhecimento de causa.
E digo mais, os que se dizem evangélicos e praticam tamanha fobia contra qualquer outro ser humano maconheiro ou qualquer outro, ta indo no caminho oposto ao ensinado por Cristo.
Crente fica esperto, que se bobear tu vai ficar no inferno vendo O Senhor fumando um bek com os manos de mente sã.
Te liga crente, volta ao amor. Lembra disso? Sabe o que é isso? Pare com suas mentiras tendenciosas. Não pode haver vitoria baseada na mentira.
Basta ser que toda essa fobia da maconha surgiu com a mentira de um pastor membro do senado pelo partido conservador dos estados unidos que criou fatos mentirosos ou no máximo de alta criatividade para conseguir aprovar sua emenda de lei.
Enfim, os crentes estão mentindo mais que o mundo. Digo sem medo que ao criar esse poste tu depôs contra Cristo. Pode ser a favor da tua igreja, mas vai contra a ideologia de Cristo.

Alimentação

Quando escolho alimentar a vaidade de outros, estou em verdade escolhendo alimentar a minha.
Os homens de muitas posses são vazios de se para se preencher de posses.
O amor que esta descrito na Primeira Epístola de Paulo aos corintios, capitulo 13, ate o final do verso 13 é o único amor.
A fome de carne é fome na alma e esta devora o espirito e nos aterra em terra da humanidade.
A terra é um grão no universo, agora imagine tu, o que tu és? Não habite no mundo do ego, ele é ilusório.
Tudo o conhecimento que tu imagina ter, será extinto em menos de cem mil anos.
O egoismo é o único motivo pra se buscar prazer individual.
Wanderley Silva LIma
Parauapebas 18 03 2015
14 49

Mudança

Irmao. A quanto tempo essas leis existem? Uma coisa que eu sei muito bem é que lei por se só nao fazem diferença alguma. Nem precisariamos de nada de papel e reunioes, se as pessoas que governam tivessem vontade. Quem parece querer mudar o quadro, na verdade só revitaliza a pintura. Uns poucos decidem. Muitos protestam. Muda a gestao. Nada de diferente acontece na ponta. Olho a parede. Tem tinta nova. É a mesma parede. Olho o quadro. Tem tinta nova. É o mesmo quadro. E todos aqueles que se apresentaram abandonam a cena frustrados. O sistema corrompe e ingessa.
Um mundo de homens sem persona. Somente statos e grana impresiona. E toddos precisam impresionar.
Mas ha esperança. Tudo pode mudar. A atitude faz a diferença.

Foto

Eu acho que o importante é o que vamos fazer. Toda via, se essa foto existe, assim como se essa ação aconteceu algum dia na historia dessa cidade, tu fostes fundamental e imprescindível. E essa foto contra põe a efemeridade do momento já esquecido do qual só pela foto me recordo e desfruto de um pouco mais daquele prazer que mesmo efêmero foi imensurável. Tua arte é uma peste que se alastra, contamina e reune os contaminados em volta de um culto insano de ser humano e fazedor de arte. Parabéns Cineclubista, Cineasta e produtor inclusive de teatro em nossa tão carente Parauapebas, Ivan Oliveira o terrivelzinho!

Gatos e Ratos

Gatos e ratos, cada um fazendo a sua parte e nenhum ta do meu lado,
os dois roendo o meu bocado, e levando para lugares distantes,
roendo digerem e digerindo defecam e defecando enterram suas fezes onde eu não possa sentir o odor. 
Mais é tanta digestão de tantos gatos e ratos espalhados por toda a nação 
que nem deu pra esconder a bosta tão grande é a gagada. 
Na minha cidade, to pisando em bosta a cada passo que dou
e nem adianta pensar que isso incomoda os animais.
Gatos e ratos nao se incomodam com as próprias merdas.
Wanderley Silva Lima
Parauapebas Pará 27/03/2015 11:31 horário local

Alimento

Quando escolho alimentar a vaidade de outros, estou em verdade escolhendo alimentar a minha.
Os homens de muitas posses são vazios de se para se preencher de posses.
O amor que esta descrito na Primeira Epístola de Paulo aos corintios, capitulo 13, ate o final do verso 13 é o único amor.
A fome de carne é fome na alma e esta devora o espirito e nos aterra em terra da humanidade.
A terra é um grão no universo, agora imagine tu, o que tu és? Não habite no mundo do ego, ele é ilusório.
Tudo o conhecimento que tu imagina ter, será extinto em menos de cem mil anos.
O egoismo é o único motivo pra se buscar prazer individual.
Wanderley Silva LIma
Parauapebas 18 03 2015
14 49

Atitude

Como sempre, não entenderam.
Tudo o que eu quis foi melhorar o mundo.
Fui chamado de louco. Perguntaram: "como pode trabalhar tanto ganhando tão pouco?"
Depois me chamarão de vagabundo.
E tudo o que eu quis foi só mudar o mundo.
Disseram que sou indigno porque falo palavrão.
Palavrões não são palavras?
Tanto são que estão escritas!
São parte da vida.
Estou em frente o abismo,
Ele é fundo, largo e cumprido.
Decido por mergulhar na imensidão desse abismo.
Antes o desconhecido ao já falido,
Antes o duvidoso ao já asqueroso,
Antes o abismo ao permanecer contido.
Falando em bom brasileiro que é o meu idioma,
Vejo a sociedade brasileira entrando em coma.
E só pra não esquecer, politico vá se foder!
Um dia o povo será consciente e tu serás banido,
Da vida publica do meu país, seu bandido,
Vão dizer que não sou digno porque falo palavrão.
Eu já sei quem sou, nem precisa me dizer vacilão.
Eu sei também que tu usou dinheiro publico em Próprio beneficio,
Então que moral tu tem pra me dizer isso.
Eu prefiro ser eu o cara que fala palavrão,
Do que compactuar com um ladrão que rouba toda a nação.
Vamos anular a próxima eleição, ai vamos ver como vai ser, ladrão!
A quanto tempo essas leis existem? Uma coisa que eu sei muito bem é que lei por se só não fazem diferença alguma. Nem precisaríamos de nada de papel e reuniões, se as pessoas que governam tivessem vontade. Quem parece querer mudar o quadro, na verdade só revitaliza a pintura. Uns poucos decidem. Muitos protestam. Muda a gestão. Nada de diferente acontece na ponta. Olho a parede. Tem tinta nova. É a mesma parede. Olho o quadro. Tem tinta nova. É o mesmo quadro. E todos aqueles que se apresentaram abandonam a cena frustrados. O sistema corrompe e engessa.
Um mundo de homens sem persona. Somente statos e grana emprisiona. E todos precisam emprisionar.
Mas ha esperança. Tudo pode mudar. A atitude faz a diferença.!

Cinco

Maximo conceito em termos de arte urbana e ideologia social. Um traço de malandragem, um traço de poesia, comprimido em uma lata. A mente dispara matizes que fazem das ruas uma galeria e dos muros quadros de peso. Expo 5, ta la em cima no meu conceito. Ao artista deixo aqui o máximo respeito!

A Mala

E que podemos levar? Nada! Tudo vai ficar e tudo vai findar.
Mas enquanto o tempo que viveremos nesta vida, devemos nos amar como uma grande família celestial que Deus cuida pessoalmente.
Devemos erradicar a fome não por meios de transgênicos, mas por meio da partilha do pão.
Não haverá filosofia ou religião, que perdurem a eternidade.
Somente o espirito livre de carne e carnalidade, mas o corpo em luz é que se irá ao encontro de Cristo o Salvador. 
Enquanto estamos em carne, nesse plano terreno, temos a ordem do Mécias, de amar uns aos outros sem restrições.

Gota no Oceano

O momento. Ele é uma gota no oceano. O oceano é a eternidade. Nao da pra negar seus momentos. Nao é possivel esconder a experiencia momentanea. Pois como o oceano é um ajuntamento de gotas. Assim a eternidade é um amontoado de momentos. Em cada passado um presente que aponta um futuro. Um conselho sabio é que nao se apresse o tempo. Outro tambem valioso é que vivencia fique na sua linha temporal. To mais vivo. Mais consciente. Tudo o que sou é resultado de todos os momentos que experienciei. Os momentos bons me extimularam a auto estimo. Os momentos ruins a fortaleceram. Em todo tempo algo esta acontecendo em algum lugar. Tem sempre alguem esperando algo de ti. Nao devemos o que pagamos e pagamos o que nao temos. Queremos muito e oferecemos quase nada. Menos a Geni. Ela da pra qualquer um. Todo momento deveria ser de doaçao. Momentos que fariam um ser mais evoluido. Eu valorizo meus momentos.

Gargalho

As vezes parece que sorrir é errado. Nao pode sorrir. Pra nao acordar o visinho ou a pessoa do quarto ao lado. Eu gosto de sorrir. E tambem de falar. Gosto de correr. Nao fujo do debate. Argumento usando minhas palavras nao as de paulo freire . Gargalho a valer de uma boa comedia.

Indigesto

Costumo não sentir saudade. Os rostos que ficam longe por longos períodos, vão-se da minha mente, deixando apenas uma leve bruma que esvai-se com mais um pouco de tempo. Não sou bom em fazer amigos e não me importo em ter a companhia da solidão. Sou um sujeito indigesto, mas sou grato pelo que sou e pelo que tenho.
Obrigado Senhor "Jeová Deus de Israel"

Experimentar

paixões, experimenta-las pode ser extremamente perigoso. Porque? Experimentamos tantas substancias nocivas, despejamos toneladas de veneno no solo, nas águas e na atmosfera, O que ha de errado em si apaixonar?
Não há! Apaixonar-se é preciso. Diariamente! O que não possível de ser feito de modo saudável, é contrairmos uma nova paixão a cada dia. Mas se formos capazes de nos apaixonarmos todos os dias pela primeira paixão, ai viveremos o fogo do desejo e do prazer de ser apaixonados, do nascer ao por do Sol.
Tornando assim, a paixão em algo palpável, possível de ser vivida, degustada, apreciada eterna. Do outro modo, que o modo como a experimentamos, uma cada novo ciclo, temos uma cascata de paixões que passam diante dos nossos sentidos de uma forma violenta, rápida e algumas como avalanche, devastando a alma.
Se sarada, a alma fica marcada, e as vezes nem tem tempo pra se sarar. É quando começamos a macular nosso ser com uma doença que tem como evidencia tristeza, euforia, tendencia suicida, veia poética, desespero, ansiedade e que leva a depressão.
É ai que convertemos algo que é pra ser eterno em algo fugaz, algo que é pra ser bom em algo mal.
Passageiro. Tornando-nos nós mesmos, fugazes e imediatistas, sem fé e algozes uns dos outros. Ex-esposa mato o ex-marido, Pessoas espancam um ladrão até a morte no tropical dois.
E tudo isso fruto de paixões. Peço o dom de me apaixonar todo dia pela minha própria paixão, aquela que foi a minha primeira. Quero alegrar-me com os meus amigos, com a minha terra, com a minha família, com meu trabalho se tiver trabalho e me alegrar em não ter se não tiver. Quero me alegrar com a minha casa, com a minha filha e a minha companheira, mulher. E assim viver a paixão de modo Saudável. pergunto, isso possível? Ó Deus revela-me!
(Quem quiser criticar o texto, vou gostar e agradecer. Aos que se derem trabalho de avaliar a escrita, eu não a considero a letra, tanto quanto considero o espirito. Perdoe-me)
WANDERLEY SILVA LIMA.

Caminho

Quantos lobos já encontrei pelo caminho? Nem sei ao certo. A maioria tava vestido de cordeiros. 
Eu caminhei com eles e comi com eles. Só percebi que eram lobos quando tentaram me atacar. 
A primeira vez que fui atacado estranhei e não soube como reagir, fiquei muito ferido.
Lobos são traiçoeiros e vorazes. Primeiro as pernas pra nos derrubar e só depois começam a mutilar a presa. 
O que acontece é que eu não sou ovelha, sou dotado de violência e quando vi que seria devorado por uma ovelha, desferi-lhe um golpe nos lobos, ao receber o golpe foi-lhe tirado a pele de sobre os lombos e vi que era de um lobo que se tratava.
Existem muitos lobos em meio ao rebanho. Todos disfarçados, esperando uma ovelha dar bobeira. o que você acha que eu sou, uma ovelha?
Sou dotado de violência, já devorei alguns lobos. O que eu sou? Sei que não sou lobo pois não gosto do sabor da carne das ovelhas.
Eu aprecio um bom cozido de lobo, ou um assado de lobo. Eu sei que não sou ovelha, pois ovelhas são vegetarianas.
Não sabe quem eu sou? Sou o caçador!

Relatividade

O quanto tudo é relativo.
Um homem pode ser um herói para uma nação e algoz de outra.
O prazer de uma transa, pode levar a uma gravidez indesejada.
O auge de uma vida de trabalho duro e bem sucedido de um homem,
Pode vir a ser o inicio da decadência moral do mesmo homem que trabalhou.
É a relatividade. Também a física. A lei de causa e efeito, diz que pra cada ação, tem uma reação.
Não importa o quanto seja rico. É preciso ter caráter. É preciso ser humano.
Mas vendo que tudo é relativo, isso é ser humano. Corrupção é humano. Roubo, é humano!
Somos o fruto semeado na geração passada. Nossos filhos saberão tudo o que viverem.
A vida pode ser a melhor fase aos trinta pra uns e para outros um pesadelo.
A relatividade e a física nos fazem oscilar em um zig zag, nos nos mantem em sobe e desce de humor, de sorte, de vida!
Não é mais fácil enfrentar a relatividade das coisas só porque sabemos que ela existe.
Ainda quebramos a cara e nos surpreendemos quando as coisas nos fogem ao controle.
Mas é imperdoável ao sábio que se entregue a ignorância e a cegueira de ignorar o obvio.
Tão irônica é a relatividade que dez mil não dar pra manter um vereador em Parauapebas e na mesma cidade um homem mantem uma familia de sete com apenas oitocentos reais.
Essa é a relatividade que nos traz ao rico que esbanja na cara do pobre.
Essa mesma relatividade faz que o bandido vire herói
E que o mesmo povo lesado o carregue nos ombros pelas vias publicas em tempos de eleição.
Cabelos brancos, essa seria a características de sábios anciãos.
Mas agora é natural tal cor de cabelo na cabeça de velhos ladrões.
Só quem não quer ver é que não ver! Eu nunca me canso de registrar.
Ta tudo gravado nas fatigadas retinas desses olhos opacos.
Eu vi tudo pela tv, eu li tudo no jornal, eu vi na internet, a filmagem vazou!
Ei, Alcapone, corre, a policia chegou!!!!!!! Eu sou revolta!!!!!!!!!

Mudem os políticos

E digo mais. Mudar não só os lideres políticos mas, toda uma revisão dos gastos. Quantos já morreram por falta de atendimento medico e dois prefeitos gastando milhões na construção de um hospital que nunca ficou pronto? Se a população não fosse tão alienada da gestão da própria cidade em que vivi e cria os filhos, nós teríamos a melhor qualidade de vida do mundo! Precisamos lembrar que eles sempre estivaram por cima e que nós caímos no conto da carochinha, que todos os que prometeram nos representar, representaram apenas seus próprios interesses. É hora de demonstrar sabedoria povo desta nova cidade. Que todos os que abusaram da concessão que povo lhe deu, seja banido do governo nessa cidade para sempre. Que todos os que fogem do principio de governo do povo para o mesmo povo, seja banido da vida politica nesta cidade para sempre. Pois que seja esse o caráter desse povo: Verdade, Justiça, Comunhão, amor pela família paraopebense e coragem para combater o bom combate. Povo essa é a hora de mudar completamente. Povo, tu conhece o teu povo, tenta lembrar de qual é o caráter dos que andam pelas tuas ruas. Lembra de quem tu viu gritando pelas esquinas e saltando pelas praças. Tu não precisa escolher o menos pior ô povo preparado pra lutar e vencer, te toca ô povo que uni qualidades sem iguais! Cadê as tuas virtudes ô Parauapebas?

Vida Devassa

Sobre a vida promiscua ou devassa, essa vida que hoje se vivi e que se ver como cheia de graça.
A mesma vida que nos dar o direito a todos os prazeres sem culpa ou carma.
A vida que nos permite experimentar os sabores do sexo sem compromisso e das bebidas e fumos sem limites desfrutar
A vida devassa é como experimentar um doce que é muito bom mas logo se enjoa.
A vida devassa é como uma busca infinda por novos prazeres, pois os prazeres logo perdem a graça.
O ruim de uma vida devassa é que o melhor dos prazeres logo passa e o mais interessante logo fica sem graça.
E o vivente se torna como um poço sem fundo em cujo os amores se perdem, os prazeres se perdem e tudo passa.
Mesmo o mais intenso prazer fica sem sentido depois dos primeiros brilhos.
O ruim da vida devassa é que logo passa. E que fica é uma lembrança azeda, como de uma fumaça vista através da vidraça.
Wanderley Silva Lima.

Átomos

As vezes tenho o desejo de explodir e me transformar em átomos e juntar-me aos átomos da criação. Fazendo-me parte de todas as coisas quebrando as correntes da mediocridade do egoismo individual.
Wanderley Silva Lima.

Missão

Nao somos nem maiores e nem menores. Somos exatamente do tamanho da nossa missao.

Esforço

Uma vida que vale muito o esforço, é a vida de amor. Agora nao confunda por favor. Uma vida de amor, nao é uma vida na promiscuidade. Uma vida de amor, é uma vida de santidade. Onde o amar nao é se prostituir e sim, amar ao outro em espirito.vida de amor nao é tirar proveito fisico ou financeiro, mas sim cuidar da ferida de um desconhecido sem pensar em tirar proveito. Isso é amor nao à beleza ou dinheiro, mas, ao proximo e isso é vida de santidade e nisso ha satisfaçao infinda. É a melhor vida. Vale o esforço.

O Caso

Não estou aqui por acaso. Não tenho pretensão de ser maior que o passado,
E não me apresso em meu próximo passo, pois sei que mesmo o erro é um passo!
A duvida que outrora me foi companheira, já não mais anda do meu lado
Agora pois em seu lugar caminha comigo a certa teoria de que toda forma de conhecimento é mutável. 
Não há pois quem possa afirmar que a cartilha não vai mudar. Comer, amar e dormir me são demasiado prazerosos. Mas mesmo esses prazeres mais triviais, perderão seu sabor se eu alcançar a velhice. Sou como diz o poeta: " uma metamorfose que anda ". E não é por acaso. Pois a expansão que me faz mudar de gosto, de opinião é a mesma que faz os astros e estrelas se distanciarem no cosmo.
As vezes tenho a impressão de que vou explodir em átomos e me mesclar ao universo. Quem dera! Ainda condensado em meu próprio corpo, somente em pensamentos, energia mental, é que me lanço no infinito das divagações impessoais sobre a matéria e a antimatéria, a energia que move e a energia escura.
Não estou aqui por acaso. Mas que caso é o caso que caço? Se faço, é um caso. Se não faço é um caso. Eu caço pois parado vem cansaço e tédio, e estando em tal estado, todo caso ganha de mim, o descaso.


Wanderley Silva Lima 

Parauapebas 26/06/2015

EM DESTAQUE

DE VOLTA A CENA EM 2019 PARA NUNCA MAIS SAIR!

EM ALTA